Carregando...
Louboutin Nederland, Adidas Jeremy Scott Shop, Nike Shox R4 Kopen, Air Jordan 14 Retro Footlocker, Oakley Jawbone Prijs, Adidas Jeremy Scott Wings 2.0 Nederland, Ralph Lauren Dames, Beats Audio Pill, Jeremy Scott Kopen, Armani Riem Zwart,



Pilates fortalece musculatura na gravidez

Pilates fortalece musculatura na gravidez

Grávidas podem fazer exercícios físicos específicos e moderadamente. É bom para a mãe, para o bebê e para a preparação do parto. Uma das modalidades recomendadas é o Pilates, já que as mudanças que ocorrem na gestação não são apenas hormonais e emocionais, são também posturais. À medida que avança, as alterações em músculos, articulações e coluna vertebral também progridem.

"O método Pilates é um programa de exercícios que pode trazer conforto à gravidez e ao parto, com foco na estabilidade da musculatura postural e do assoalho pélvico e no fortalecimento e alongamento suave dos músculos", diz a ginecologista e obstetra Juliana Lima de Araújo. "Melhora a concentração, a força postural, o equilíbrio, a coordenação e a qualidade dos movimentos, sem sobrecarregar as articulações. Consequentemente auxiliará a prevenir as dores lombares, ombros caídos e tensão no pescoço", continua.

Porém, os trabalhos científicos sobre Pilates na gestação são, na sua maioria, realizados pela área da fisioterapia; sendo raros os estudos pela obstetrícia. Mas os benefícios da atividade na gravidez estão sendo cada vez mais estudados e reconhecidos.

Parto fortalecido

"Além do estrogênio e da progesterona, outro hormônio, chamado relaxina também se eleva na gravidez. A relaxina proporciona maior mobilidade aos ligamentos, permitindo a estabilidade das articulações", explica a médica. "As articulações que conectam os ossos da pelve tornam-se mais frouxas e alongadas, preparando-se para o parto. Contudo, a estabilidade articular é reduzida", conta Dra. Juliana.

O método Pilates incentiva o controle muscular postural, que compensa os ligamentos enfraquecidos, ajudando a evitar os problemas comuns nas articulações e a tensão lombar. As técnicas de respiração trabalhadas no Pilates também ajudam a relaxar e respirar com mais eficiência, induzindo a calma e reduzindo de forma eficaz os níveis do cortisol, que é o hormônio do estresse.

A diretora técnica do CGPA Pilates, Cristina Abrami, explica como o método pode ajudar a gestante: "Inúmeros estudos científicos comprovaram a importância da atividade física durante a gravidez. Mas, vale lembrar, que nem toda atividade é indicada. Neste período, a mulher requer atenção especial na elaboração de um plano de exercícios que fortaleça seu corpo, prevenindo dores decorrentes do progressivo ganho de peso e respeitando as limitações impostas pela gestação".

Assoalho pélvico

O CGPA é um dos estúdios que oferece atendimento personalizado para quem vive esta fase. Entre os 500 exercícios do Pilates, cerca de 200 são indicados para a mulher gestante. Outro grupo de músculos importantes durante a gestação que é trabalhado pelo Pilates são os do assoalho pélvico. Esses agem como uma espécie de rede, passando do osso púbico na frente da pelve para o cóccix nas costas e saindo em cada lado do ísquio (ossos de sentar).

A uretra, a vagina e o ânus separam esta faixa de músculo semelhante a uma rede. Ao redor da uretra, da vagina e do ânus, existe um músculo em forma de "8" chamado pubococcígeo. Fortalecer este músculo é fundamental para prevenir possíveis problemas nos intestinos e bexiga.

Benefícios de um assoalho pélvico fortalecido:

. Melhora a capacidade de estirar e relaxar com mais facilidade durante o parto;

. Melhora a circulação para a região pélvica;

. Promove a rápida recuperação e cicatrização, auxiliando na reconquista de boa qualidade muscular após o parto;

. Previne a incontinência urinária por esforço;

. Apóia os órgãos da pelve;

. Previne o mau alinhamento das articulações do quadril e sacroilíacas (que formam uma interligação entre a parte posterior da pelve e os ossos do quadril);

. Promove a estabilidade da musculatura postural.

 

Fonte: http://br.noticias.yahoo.com

 

Seja o primeiro a comentar!

 
         


Visitas:1646

 

 

 




 Site atualizado há 9 horas e 25 minutos atrás  Novidades - Veja as novidades do site  RSS - Vincule sessões do site em seu programa de leitura  WAP - Acesse este site em seu celular 

  Resolução mínima de 1024x768 © Copyright 2004 - 2015 | Desenvolvido por Portall System

 

fisiobrasil, fisiomailing, fisioterapia, marketing Revista FisioBrasil - Pilates fortalece musculatura na gravidez